segunda-feira, 22 de junho de 2015

MoonScript

Adaptado no blog novo.
MoonScript Há muito pouco tempo atrás um amigo meu me sugeriu dar atenção à MoonScript. Admito que eu via a linguagem com preconceito, mesmo assim resolvi dar uma olhada.

Resultado: todos os meus códigos em Lua acabaram convertidos para MoonScript. :-)

A linguagem é extremamente enxuta, limpa e poderosa. Não vou entrar em detalhes, se estiver curioso, leia o guia da linguagem.

Mas também não puxei assunto por nada, vou dar alguns exemplos.

Paradigma Funcional

Para lidar com o paradigma funcional, a sintaxe de MoonScript é bem mais concisa e que a de Lua. Por exemplo, o combinador Y.

Lua é uma linguagem estrita e não suporta o combinador Y em sua forma lazy. Como MoonScript é compilado para código Lua, sofre do mesmo mal. Assim, é preciso usar o combinador Z, que é versão estrita do combinador Y.

O combinador Z é definido como: λf.(λx.xx)(λx.f(λv.xxv)). Isso é facilmente representado em MoonScript:
Z = (f using nil) -> ((x) -> x x) (x) -> f (...) -> (x x) ...

Com isso é possível, por exemplo, implementar facilmente o quick sort:
Z = (f using nil) -> ((x) -> x x) (x) -> f (...) -> (x x) ...

tconcat = (...) -> [e for t in *{...} for e in *t]

Z (qsort using tconcat) ->
    (xs) ->
        if #xs <= 1
            xs

        else
            x, xs = xs[1], [e for e in *xs[2,]]
            lesser = [e for e in *xs when e <= x]
            greater = [e for e in *xs when e > x]
            tconcat (qsort lesser), {x}, (qsort greater)

Orientação a Objetos

Em Lua é preciso toda uma ginástica com metatabelas para simular eficientemente orientação a objetos. MoonScript tem suporte a classes na linguagem.

Por exemplo, podemos criar uma pilha (stack) facilmente:
import bind_methods from assert require "moon"

class Stack
    list: nil

    set: (x) =>
        @list =
            next: @list
            value: x

    get: =>
        v = nil
        {value: v, next: @list} = @list if @list
        v

bind_methods Stack!

LuaJIT

Como MoonScript compila para código Lua tradicional, você pode gerar código para virtualmente qualquer plataforma que rode Lua, como LuaJIT e LÖVE.

Por exemplo, você pode usar C-structs e metatipos:
ffi = assert require "ffi"
import sqrt from math

ffi.cdef [[
    typedef struct { double x, y; } point_t;
]]

local Point = ffi.metatype "point_t",
    __add: (o) => Point @x + o.x, @y + o.y
    __len: => @\hypot!
    __tostring: => "(#{@x}, #{@y})"
    __index:
        area: => @x * @y
        hypot: => sqrt @x*@x + @y*@y

Point

bash$ luajit
LuaJIT 2.0.3 -- Copyright (C) 2005-2014 Mike Pall. http://luajit.org/
JIT: ON CMOV SSE2 SSE3 SSE4.1 fold cse dce fwd dse narrow loop abc sink fuse
> moon = assert(require "moonscript.base")
> Point = (moon.loadfile "point.moon")()
> p = Point(3, 4)
> = tostring(p)
(3, 4)
> = p:area()
12
> = #p
5
>
Bem, acho que já fiz propaganda suficiente da linguagem. ;-)

[]’s
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